Ouro Fino terra amada!

Conheça mais sobre a nossa cidade!

Brasão de Ouro Fino

Instituído pela lei Municipal nº 36 de 2 de dezembro de 1948.


Fica adotado para o município de Ouro Fino o brasão de armas de autoria do Dr. José Guimarães, com a seguinte composição:
Escudo português antigo com uma coroa mural de ouro. Em azul 3 bateias estilizadas na cor preta do jacarandá cheias de minério de ouro postas uma e duas, representando as lavras auríferas de Ouro Fino, São Pedro e Santa Isabel, que deram origem a cidade. A palavra latina CHARITAS, que relembra um dos mais belos fatos da vida do padroeiro São Francisco de Paula, cuja capela foi elevada a paroquia em 8 de arço de 1749, constituiu o núcleo original da atual cidade de Ouro Fino. Como tenentes, a direita um bandeirante simbolizando os paulistas descobridores das minas e fundadores do arraial, e a esquerda um oficial dos dragões das minas, simbolizando a sujeição de Ouro Fino a jurisdição de Minas Gerais. Fitão azul com o nome Ouro Fino entre as datas 8-III-1749 e 4-XI-1880, relembrando a criação da paroquia, primeiro ato oficial de Ouro Fino, e a autonomia municipal, resultante da Lei nº 2.658 que elevou Ouro Fino a cidade e sede municipal.
Prefeito Municipal: Luiz Ulisses Quaglia.

Nossa Bandeira

Instituído pela lei Municipal nº 89 de 10 de Agosto de 1971.


A bandeira de Ouro Fino, de autoria da Professora Leyde de Moraes Guimarães, teve seu significado, cores e dimensão regulamentado pelo Decreto 89/71 de 10 de Agosto de 1971 conforme segue:
Art. 1º Nos termos da lei Municipal nº 745 de 6 de Agosto de 1.971 e de acordo com o resultado apresentado pela comissão, a Bandeira do Município de Ouro Fino terá as seguintes características:
CORES: A bandeira amarela, representando o ouro, cujas descobertas deu origem a localidade e ao nome OURO FINO. Cortada por uma faixa vermelha , representando as novas riquezas que trouxeram o progresso. No canto inferior esquerdo o brasão da cidade, nas suas cores, ostentando apenas a coroa mural e desprovida dos demais ornamentos, representando as tradições e a historia do lugar. No canto direito, um facho iluminando os caminhos do futuro e significando o fogo sagrado do civismo, o espirito de luta e o ardor pela vitória.

Art. 2º Revogadas as disposições em contrario, este decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Prefeitura Municipal de Ouro Fino, 10 de Agosto de 1.971. Antônio Eloy Paulini de Miranda - Prefeito Municipal.

Hino à Ouro Fino

Ouça

Lei nº: 1.543. Fica instituído como Hino Oficial do Município de Ouro Fino – MG. O “HINO A OURO FINO”, composto por musica e letra de autoria de Benedito Silva Santos.

Letra